quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bolo de banana com okará


(receita livre de gluten)


Depois de fazer o tofu, resta aquela montueira de okará (residuo de soja)
E o que fazer com todo essa matéria prima rica em fibras e que apresenta um pouco de proteina?

Quebrei a cabeça e fiquei horas na internet procurando alguma receita que não tivesse trigo na formula e nada de encontrar! Então lembrei de um bolo de banana que minha sogra faz com farinha de rosca e decidi experimentar!

O bolinho ficou simplesmente perfeito, parecidissimo com o original molhadinho e fofo! Eu poderia ter experimentado fazer com adoçante, mas como era a primeira vez decidi só usar o okará, na proxima vez faço ZERO AÇÚCAR!

Pratico, rápido e baratissimo!

Ingredientes:
- 2 xicaras de okará
-1 xicara de açucar demerada
- 1/2 xicara de extrato de soja (leite em pó)
- 1/2 xicara de oleo
- 4 ovos
- 4 bananas
- 1 colher de sopa rasa de fermento
- canela e noz moscada quanto baste

Sobre esquentar antes o okará
Vi muito esse processo na minha pesquisa, como se fosse selar o alimento numa frigideira, dizendo que com isso o gosto caracteristico soja sumiria. Eu não fiz isso, botei ele purão mesmo e muita gente aqui em casa caiu feito patinho achando que o bolo era o original.

1 - Misture o okará com açúcar o extrato de soja e o oleo numa tijela
2 - Bate no liquidificador os ovos e as bananas muito bem
3- Envolva as duas partes delicadamente
4- Acrescente a canela e a noz moscada
5- coloque o fermento
6- unte a forma e polvilhe açucar demerada no lugar do trigo, decore com rodelas de bananas o fundo e despeje a massa
7- Espere o bolo esfriar bem para desenformar

sugestão: coloquei amendoim torrado em cima e ficou maravilhoso!


Um comentário:

Unknown disse...

A receita ficou tão boa que vou ser obrigada a passar pras leitoras do meu blog!!! amei! bjus!!!